Dra. Carolina Gonçalves | A demora para realizar colonoscopia após exame de FIT (imunoquímico fecal) pode aumentar o risco de progressão de neoplasia colorretal
single,single-post,postid-16101,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

JAMA. 2017;317(16):1631-1641. doi:10.1001/jama.2017.3634

Pontos chave

Pergunta

Teste imunoquímico positivo, existe associação entre a demora para realização da colonoscopia com o aumento do risco do câncer colorretal?

Resultados

Neste estudo de coorte de 70.124 pacientes com resultados FIT positivos, não houve aumento significativo no risco de câncer colorretal ou doença em estágio avançado associada ao seguimento de colonoscopia dentro de 10 meses em comparação com 8 a 30 dias. O seguimento após 10 meses foi associado a um maior risco de câncer colorretal e doença em estágio avançado.

Significado

Colonoscopia de seguimento mais de 10 meses após um resultado FIT positivo foi associado com maior risco de câncer colorretal e doença mais avançada no momento do diagnóstico, mas mais pesquisas são necessárias para avaliar se esta relação é causal.

Importância

O teste imunoquímico fecal (FIT) é comumente usado para rastreamento do câncer colorretal e os resultados positivos do teste exigem colonoscopia no seguimento. Contudo, os intervalos de seguimento variam, o que pode resultar na progressão da neoplasia, caso esteja presente.

Objetivo

Avaliar o tempo de colonoscopia após um resultado FIT positivo e sua associação com risco de câncer colorretal e doença em estágio avançado ao diagnóstico.

Design, Configuração e Participantes

Estudo de coorte retrospectivo (1 de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2014) dentro da Kaiser Permanente do Norte e do Sul da Califórnia. Os participantes foram 70.124 doentes com idade entre 50 a 70 anos elegíveis para rastreamento de câncer colorectal com um FIT positivo que teve uma colonoscopia de segmento.

Exposições

Tempo (dias) para colonoscopia após um resultado FIT positivo. Principais Resultados e Medidas Risco de qualquer câncer colorretal e doença em estágio avançado (definido como câncer de estágio III e IV). Odds ratios (ORs) e 95% ICs foram ajustados para a demografia do paciente e os fatores de risco de base.

Resultados Dos 70124 pacientes com resultado FIT positivo (idade média, 61 anos, houve 2191 casos de câncer colorretal e 601 casos de doença em estágio avançado diagnosticados. Em comparação com o seguimento de colonoscopia no período de 8 a 30 dias, não houve diferenças significativas entre o seguimento aos 2 meses , 3 meses, 4 a 6 meses, ou 7 a 9 meses para o risco de qualquer cancro colorretal ou doença em estágio avançado . Os riscos foram significativamente maiores para os exames de 10 a 12 meses para qualquer câncer colorretal e doença em estágio avançado e mais de 12 meses para qualquer câncer colorretal e Doença em estágio avançado.

Conclusões e relevância

Entre os pacientes com resultado de imunoquímica fecal positiva, em comparação com a colonoscopia de seguimento de 8 a 30 dias, o seguimento após 10 meses foi associado a um maior risco de câncer colorretal e doença de estágio mais avançado no momento da diagnóstico. Pesquisas adicionais são necessárias para avaliar se essa relação é causal.

Referência: http://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/2620087?resultClick=24