Dra. Carolina Gonçalves | Apendicectomia Laparoscópica
page,page-id-15762,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Apendicectomia Laparoscópica

Apendicectomia (remoção do apêndice cecal) Laparoscópica

O que é o apêndice cecal?

O apêndice produz uma proteína que destrói bactérias chamadas imunoglobulinas, que ajudam a combater infecções. Esta função, entretanto, não é essencial. Pessoas que se submetema a retirada do apêndice não têm risco aumentado de infecção, uma vez que outros órgãos substituem o apêndice nesta função.

O QUE É APENDICECTOMIA LAPAROSCÓPICA?

Apendicite é um dos problemas cirúrgicos mais frequentes. Um em cada 2000 pessoas necessitam de apendicectomia durante a vida. O tratamento requer uma cirurgia para remover o apêndice infectado. Tradicionalmente, o apêndice é removido através de uma incisão na parede abdominal inferior.

Na maioria das apendicectomias laparoscópicas, os cirurgiões operam através de 3 incisões pequenas (cada uma com 0,5 a 1,2 cm) enquanto olham por uma imagem aumentada os órgãos internos num monitor de televisão.

VANTAGENS DA APENDICECTOMIA LAPAROSCÓPICA

Os resultados podem variar dependendo do tipo de procedimento e da condição geral do paciente. As vantagens mais comuns são:

• Menor dor pós-operatória
  • Menor tempo de internamento hospitalar
  • Retorno mais rápido da função intestinal
  • Retorno mais precoce às atividades habituais
  • Melhores resultados estéticos

VOCÊ É UM CANDIDADO PARA A APENDICECTOMIA LAPAROSCÓPICA?

Apesar da apendicectomia laparoscópica ter vários benefícios, ela pode não ser apropriada para alguns pacientes. Apendicites precoces, não perfuradas, podem ser facilmente realizadas por laparoscopia. Em algumas situações mais graves, quando o apendice já está perfurado, o procedimento convencional usando incisões maiores pode ser a melhor opção.

COMO A APENDICECTOMIA LAPAROSCÓPICA É REALIZADA?

As palavras “laparoscópica” e “aberta” para apendicectomias, descrevem as técnicas que o cirurgião usa para ganhar acesso ao local da cirurgia.

A maioria das apendicectomias laparoscópicas começam da mesma maneira. Usando uma cânula, o cirurgião entra na cavidade abdominal. Um laparoscópio conectado a uma câmera é inserido através de uma cânula, dando ao cirurgião uma visão magnificada dos órgãos internos dos pacientes num monitor de TV. Outras 2 cânulas são inseridas para permitir que o cirurgião trabalhe dentro da cavidade abdominal para remover o apêndice.

COMO É O PERÍODO APÓS A CIRURGIA?

Após a operação, é muito importante seguir as orientações de seu médico.as seguintes orientações ajudam na recuperação:

• Deambular o mais precocemente possível. Isto diminui o risco de coágulos no sangue ou dores musculares.
  • Você estará apto a retornar a maioria de suas atividades habituais em uma ou 2 semanas. Estas atividades incluem dirigir, subir escadas, trabalhar ou atividades sexuais.
  • Se houver dores prolongadas que não melhoram com os analgésicos prescritos, você deve notificar seu cirurgião.
  • Você deve ligar para seu cirurgião e agendar uma consulta após 1 a 2 semanas de sua operação.

QUAIS COMPLICAÇÕES PODEM OCORRER?

Como em qualquer operação, existem riscos que incluem:

• sangramento
  • Infecção
  • Remoção de um apêndice normal
  • Fístula na margem do cólon onde o apêndice foi removido
  • Lesão a órgãos adjacentes tais como o intestino delgado, ureter e bexiga.
  • Coágulos sangüíneos que se deslocam para os pulmões

É importante reconhecer os sinais precoces de possíveis complicações. Contate seu cirurgião se você apresentar dor importante, febre, calafrios o sangramento retal.

QUANDO LIGAR PARA O SEU MÉDICO?

Sempre contate seu médico nas seguintes situações:

• Febre persistente acima de 39 C
  • Edema abdominal crescente
  • Dor que não melhora com as medicações
  • náusea ou vômitos persistentes
  • calafrios
  • Tosse persistente ou falta de ar
  • Drenagem purulenta pelas incisões
  • Vermelhidão ao redor das incisões que está piorando ou aumentando
  • Caso você não esteja apto a beber líquidos ou alimentar-se