Dra. Carolina Gonçalves | Cirurgia da Obesidade
page,page-id-15766,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Cirurgia da Obesidade

O que é?

São cirurgias que fazem alterações no seu sistema digestivo para ajudar na perda de peso pela limitação da quantidade de alimentos ingeridos, pela redução da absorção de nutrientes e por alterações hormonais. Gastroplastia e outras cirurgias para a perda de peso são realizadas quando dieta, atividade física e alterações comportamentais não foram efetivas para o tratamento da obesidade ou quando problemas de saúde graves aparecem devido ao excesso de peso.

Quais são os tipos de cirurgia de obesidade?

Existem vários tipos de cirurgia de obesidade, conhecidos coletivamente como cirurgia bariátrica. Muitos cirurgiões preferem a gastroplastia com derivação em Y de Roux porque é uma das cirurgias mais efetivas e com o menor índice de complicações do que outras cirurgias para perder de peso. Entretanto, todos os tipos de cirurgias de obesidade, incluindo a gastroplastia com derivação em Y de Roux, são procedimentos grandes que possuem riscos importantes e podem ter efeitos colaterais diversos. Além disso, é necessário realizar alterações permanentes no hábito de vida, assim como na dieta, e realizar exercícios físicos regulares para que as cirurgias bariátricas tenham sucesso em longo prazo. Tipos mais comuns de cirurgia de obesidade:

• Gastroplastia com Derivação em Y de Roux
  • Gastroplastia vertical
  • Banda Gástrica laparoscópica ajustável
  • Derivação bílio-pancreática

Por que a cirurgia de obesidade é realizada?

Os procedimentos de cirurgia de obesidade são realizados para ajudar na perda do excesso de peso e para reduzir o risco de problemas de saúde graves, que incluem: Doença do refluxo gastroesofágico, Doenças cardíacas, Hipertensão arterial sistêmica, Apnea do sono, Diabetes Mellitus tipo 2, e doenças vasculares cerebrais.

Quem tem indicação para a cirurgia de obesidade?

Em geral, a gastroplastia com derivação gástrica em Y de Roux ou outras formas de cirurgia bariátrica podem ser uma opção para indivíduos que apresentarem:

• Índice de massa corporal (IMC = peso/altura2) igual ou maior do que 40 (obesidade grau III, ou obesidade mórbida)
  • Índice de massa corporal entre 35 e 39.9, e apresentar problemas de saúde graves relacionados à obesidade, tais como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, ou apnea do sono.
  • Em alguns casos selecionados, você pode  qualificar para certos tipos de cirurgia bariátrica se seu IMC for entre 30 e 34.9, caso apresente problemas de saúde graves relacionados a obesidade.

Entretanto, a gastroplastia com derivação gástrica não é um procedimento para todos aqueles que apresentam IMC maior do que 40 ou entre 35 e 39.9. Indivíduos com obesidade devem ser enquadrados de acordo com protocolos médicos para qualificar para a cirurgia. Pacientes com a intenção de se submeter a estes procedimentos devem ser avaliados por uma equipe multidisciplinar e devem estar cientes que necessitam realizar mudanças permanentes no hábito de vida. Além disso, devem estar dispostos a realizar um segumento em longo prazo, que inclui monitorização da nutrição do estilo de vida e das condições médicas.

Riscos?

Como qualquer cirurgia, gastroplastia e outras cirurgias bariátrica também possuem riscos em curto e em longo prazo.

Riscos associados com o procedimento cirúrgico incluem: sangramento excessivo, infecção, efeitos adversos da anestesia, coágulos sanguíneos, problemas respiratórios, fístulas (vazamentos de líquidos a partir dos órgãos do sistema digestivo) e óbito (raro).

Riscos em longo prazo e complicações da cirurgia de obesidade variam de acordo com o tipo de cirurgia. Podem ocorrer as seguintes complicações:

• Obstrução intestinal
  • Síndrome de Dumping causando diarréia, náuseas ou vômitos