Dra. Carolina Gonçalves | Cirurgia Minimamente Invasiva
15878
page,page-id-15878,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Cirurgia Minimamente Invasiva

Cirurgia minimamente invasiva é também chamada de cirurgia laparoscópica. Nestes procedimentos o cirurgião faz uma ou várias incisões pequenas, que variam de 0,5 a 1,5 cm) para inserir tubos especiais através da parede abdominal. O número de incisões depende do tipo de cirurgia. Os tubos permitem que o cirurgião coloque câmeras ou instrumentos especialmente desenhados para realizar procedimentos com a mínima agressão possível.
Quando você é submetido à cirurgia minimamente invasiva, possivelmente você perde menos sangue, tem menos dor pós-operatória, cicatrizes menores e também tem uma recuperação mais rápida do que com as cirurgias convencionais.

Os benefícios da cirurgia minimamente invasiva são:

  • Menor dor no pós operatório
  • Menor lesão tecidual
  • Melhor resultado estético
  • Período de internação mais curto
  • Menor perda sanguínea
  • Rápido retorno às atividades diárias

Seu caso pode ser tratado por Cirurgia Minimamente Invasiva?

Cirurgias minimamente invasivas são indicadas sempre que possível. Alguns procedimentos e cirurgias em algumas situações, entretanto, não podem não ser realizados por esta técnica. A avaliação do cirurgião é que vai em última análise decidir a melhor abordagem para a doença.

Realizamos os seguintes procedimentos minimamente invasivos:

Apendicectomia

A retirada do apêndice é geralmente realizada quando o paciente apresenta apendicite ou inflamação do apêndice. Na grande maioria das vezes realizamos este procedimento por videolaparoscopia. Esta abordagem permite uma avaliação de toda a cavidade abdominal, através de pequenas incisões, para confirmar o diagnóstico e excluir outros problemas. Como são utilizadas apenas incisões muito pequenas o resultado estético após a cirurgia é excelente, e o tempo de recuperação acaba sendo bem menor.

Retirada da vesícula biliar – Colecistectomia

Os problemas na vesícula biliar são geralmente causados pela presença de cálculos biliares (pedras). Os sintomas podem variar de dor, náuseas, vômitos até icterícia (amarelão nos olhos e pele) e inflamação aguda do pâncreas. Quando isso ocorre, a remoção da vesícula e dos cálculos biliares é recomendada. Este procedimento geralmente é realizado através de videolaparoscopia.

Nos casos onde os cálculos da vesícula migram para o canal biliar (coledocolitíase), evoluindo com icterícia e inflamação do pâncreas, realizamos a remoção destes cálculos através da endoscopia, utilizando a colangiografia endoscópica retrógrada.

Correção de Hérnias inguinais e incisionais

Hérnias inguinais e incisionais podem ser corrigidas com técnicas minimamente invasivas. A vantagem da correção das hérnias inguinais e incisionais por via laparoscópica é o menor tempo de internação hospitalar, o menor tempo de recuperação e retorno mais rápido às atividades habituais.

Remoção do Baço – Esplenectomia

Certas doenças do baço podem resultar em uma perigosa redução do número de plaquetas e células vermelhas (anemia) em circulação. Se medicamentos não conseguirem tratar o problema, a remoção do baço (esplenectomia) é indicada. A remoção do baço geralmente pode ser realizada através de videolaparoscopia.

Ressecções do Cólon e Reto (Intestino Grosso) – Colectomias

A remoção do intestino grosso (cólon) pode ser realizada por técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. Realizamos todos os tipos de ressecções do intestino grosso por videolaparoscopia (retosigmoidectomia, colectomia segmentar, colectomia direita, esquerda e colectomia total). Através de técnicas minimamente invasivas estamos aptos a tratar desde o câncer do cólon e reto, até doença inflamatória intestinal, doença diverticular e endometriose com acometimento intestinal.

Cirurgia Bariátrica

As cirurgias bariátricas podem ser realizadas por técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. A técnica apresenta inúmeros benefícios, dentre eles o menor tempo de recuperação pós operatória e retorno mais rápido às atividades habituais.

Siga-nos

Acesse as nossas redes sociais e fique bem informado com
conteúdo exclusivo da Dra. Carolina Gonçalves.
face-icon youtube-icon linkedin-icon