Dra. Carolina Gonçalves | Colectomia Laparoscópica
page,page-id-15774,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Colectomia Laparoscópica

O QUE É COLECTOMIA

O  cólon (intestino grosso) é a última parte do seu sistema digestivo. Esta parte do intestino tem como principal função absorver água e armazenar as fezes antes destas serem eliminadas. O colon é formado por músculo liso e tem como reversitmento uma camada mucosa formada por milhoes de células e também pela microbiota específica chamada flora intestinal. O colon em um adulto tem de 1,2  1,8 metros. O reto é a última porção do cólon e possui cerca de 15 cm de comprimento. COLECTOMIA é a cirurgia que remove parte do cólon, ou intestino grosso.

COLECTOMIA DIREITA

Parte ou todo colon ascendente e ceco são removidos e o cólon é reconectado ao intestino delgado.

COLECTOMIA ESQUERDA
Parte ou todo colon descendente é removido. O colon transverso é reconectado ao reto.

Sigmoidectomia

Parte ou todo colon sigmoide é removido e o colon descendente é reconectado ao reto.

RESSECÇÃO ABDOMINO-PERINEAL DO RETO

Parte ou todo cólon sigmoide e todo o reto e ânus são removidos. É feita uma colostomia. A colostomia cria uma abertura do intestino na parede abdominal.

EM QUE SITUAÇÕES É PRECISO REALIZAR COLECTOMIA?

Esta cirurgia é feita em doenças que causam sintomas tais como:

• Câncer
  • Pólipos
  • Obstruções
  • Diverticulite recorrente
  • Volvo
  • Prolapso retal

Para a maioria dos pacientes a colectomia vai curar a doença ou reduzir os sintomas.

SINTOMAS DE ALARME

Sintomas de doença colorretal incluem: sangramento anal, dor abdominal, mudança do hábito intestinal (diarreia, constipação, mudança do calibre das fezes, etc.), perda de peso, cólicas, vômitos, febre, entre outros. Antes de submeter-se à cirurgia, seu cirurgião realizará exames: laboratoriais, colonoscopia, enema baritado, tomografias, etc) para definir a causa dos seus sintomas. Caso seja definido que você possui uma doença que necessita de cirurgia, a cirurgia laparoscópica colorretal será considerada.

CIRURGIA LAPAROSCÓPICA COLORRETAL

A cirurgia laparoscópica envolve o uso de vários trocarteres (tubos finos) colocados através de 3 a 5 incisões pequenas (0,5 a 1,5 cm). É usado gás dioxido de carbono para inflar o abdome. Uma ótica fina é colocada através dos trocarteres. Esta ótica permite ao cirurgião ver todo região intra-abdominal através de um monitor de TV. Instrumentos especializados são colocados através destes trocarteres para realizar a cirurgia. Para a cirurgia do intestino grosso, uma das incisões pequenas é aumentada para remover o pedaço do intestino que deverá ser retirado. O procedimento é realizado sob anestesia geral.

Vantagens da cirurgia laparoscópica

Os resultados são diferentes em cada procedimento e em pacientes diferentes. Algumas vantagens comuns a todos os procedimentos minimamente ivasivos de colon incluem:

• Menor tempo de internamento hospitalar
  • Menor tempo de recuperação
  • Menos dor devido às menores incisões
  • Retorno mais rápido à dieta normal
  • Retorno mais rápido ao trabalho e às atividades habituais
  • Melhor resutado estético

Muitos pacientes podem se qualificar para o procedimento laparoscópico. Entretanto, algumas condições podem diminuir a eligibilidade do paciente para este procedimento, tais como: cirurgias abdominais prévias, obesidade, variações anatômicas ou doenças cardíacas, pulmonares ou renais avançadas.

O que acontece antes de sua cirurgias?

O cirurgião realizará o exame físico e solicitará outros testes adicionais pré operatórios tais como: raio X, exames laboratoriais, ECG. Caso você esteja tomando medicações tais como aspirina, marcoumar, plavix ou qualquer outra medicação que afine seu sangue, por favor avise seu médico. Você deverá interromper esta medicação antes da cirurgia de acordo com as recomendações do seu médico.

O dia antes da cirurgia

Será necessário o preparo do seu intestino para realizar a limpeza do cólon antes da cirurgia. Seu médico lhe dará instruções uma vez que você seja internado. Você não deverá comer ou beber água, ou mesmo mastigar chicletes ou ingerir balas a partir da noite prévia à cirurgia.

Manhã da cirurgia

Traga todas as suas medicações de uso rotineiro com você dentro das embalagens originais. Você conversará com o anesesista. O médico conversará com você sobre a anestesia geral. A anestesia geral é um sono controlado durante a cirurgia de forma que você não sentirá

Sua atividade

Na tarde após a cirurgia ou o mais tardar no dia seguinte, você deverá sair da cama com ajuda e deverá sentar em uma cadeira. No segundo dia você já deverá caminhar com ajuda no corredor. Caminhar diminui o risco de trombose e infecções pulmonares e também acelera sua recuperação.

Nutrição

Você não poderá se alimentar inicialmente. Após a avaliação do cirurgião no 1o. ou 2o. dia após a cirugia, provavelmente será iniciada uma dieta líquida restrita. Sua dieta mudará cada dia, de acordo com sua aceitação e recuperação.

Complicações

Complicações são possíveis durante qualquer procedimento cirúrgico. As seguintes são algumas complicações relacionadas com a cirurgia colorretal: adverse reaction to anesthesia

• Sangramento dentro do abdome
  • Infecção de feridas
  • Obstrução intestinal devido a tecidos cicatriciais dentro do abdome
  • Vazamento de líquidos de dentro do intestino
  • Pneumonia
  • Coágulos sanguíneos nas pernas e nos pulmões
  • Lesão de outros órgãos

Caso a cirurgia não possa ser completada pela via laparoscópica, o cirurgião realizará a incisão tradicional, maior. As razões para esta mudança seriam: sangramento, alterações anatômicas que não permitam ao cirurgião completar a cirurgia laparoscópica com segurança.

Quando eu saio do hospital?

Você poderá sair do hospital com autorização do médico quando:

• Estiver se alimentando com dieta regular e líquidos
  • O intestino estiver funcionando (eliminando flatus ou fezes)
  • Urinando efetivamente
  • Sem febre ou qualquer sinal de infecção
  • Estiver caminhando sem restrições distâncias pequenas

A maioria dos pacientes tem alta hospitalar entre o 3o e 7o dias pós a cirurgia.

O que devo esperar após a alta?

Atividade

É comum sentir-se fraco e cansado imediatamente após a alta hospitalar. O corpo precisa de tempo para recuperar-se do estresse que foi a cirurgia.

Caminhada

caminhada é permitida e encorajada após o primeiro dia de cirurgia. Em casa, inicie caminhadas curtas diárias e aumente gradualmente as distâncias caminhadas.

Subir escadas

É permitido subir escadas, porém inicialmente deve ser ajudado por alguém.

Erguer peso

Você pode erguer objetos de até 5 kg após a sua alta hospitalar. Este peso pode ser aumentado gradativamente após 1 mês de cirurgias. Caso erguer peso lhe cause desconforto, deverá parar a atividade. Estas restrições ajudam a prevenir o aparecimento de hérnias no local das incisões..

Banhos

Banhos são permitidos a partir do 1
o ou 2o dias após a cirurgia. Lave sobre as incisões delicadamente com água e sabão. Não retire os micropores, tenho o cuidado de secá-los bem após o banho.

Dirigir

Dirigir não é permitido por no mínimo 10 dias após a cirurgia ou até a primeira consulta de acompanhamento pós operatória.  Caso esteja tomando medicações a base de narcóticos (tylex, tramal) você não pode dirigir.

Sexo

Relações sexuais podem ser reiniciadas de acordo com o seu nível de conforto.

Retorno ao trabalho

Pessoas com trabalhos sedentários podem retornar  em 10 a 15 dias. Em trabalhos que exigem atividade física o tempo de retorno deve ser aumentado para 4 a 6 semanas.

Dieta

Há geralmente algumas restrições dietéticas após a cirurgia. Evite alimentos que causam diarréia ou desconforto. Suplementos nutricionais também podem ser prescritos.

Hábito intestinal

Você poderá ter alterações no se hábito intestinal após a cirurgia. Diarréia é comum na primeira semana após a cirurgia. Se o volume da diarréia for muito grande voce deverá entrar em contato com o seu cirurgião. Constipação também deve ser evitada.

Para dor

Seu cirurgião lhe dará uma prescrição de Medicamento para dor após a cirurgia. A medida que a dor diminui você pode diminuir a frequencia dos medicamentos para dor.

Medicações

Seus medicamentos: você deve reiniciar todos os medicamentos que você utilizava previamente à cirurgia.

Para constipação

Remédios para dor podem causar constipação. Seu médico pode recomendar medicamentos a base de fibras naturais (fiber mais, stimulance, planta bem) para prevenir constipação. O seu hábito intestinal pode demorar até duas semanas para retornar ao normal.

Para constipação

Ligue para seu médico imediatamente em caso de:

• Diarréia volumosa que dura mais do que 3 dias
  • Náuse ou vômito que não melhora com medicação
  • Dor que não melhora com a medicação prescrita
  • Drenagem de secreção purulenta ou hipermeia (vermelhidão) nas incisões
  • Febre acima de 38,5oC

Seguimento

Para identificar complicações o seguimento é essencial após a cirurgia.