Dra. Carolina Gonçalves | Doença Diverticular
page,page-id-15787,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Doença Diverticular

A presença de divertículos no intestino grosso é uma condição comum que afeta cerca de 50% dos indivíduos com mais de 60 anos e a grande maioria dos indivíduos após os 80 anos. Apenas uma pequena porcentagem dos indivíduos com divertículos desenvolvem sintomas, e uma proporção menor ainda necessitará de cirurgia.

O que é diverticulose? E Diverticulite?

Diverticulos são bolsas que se desenvolvem na parede do intestino, geralmente o cólon esquerdo e o cólon sigmoide, mas podem envolver todo o cólon. Diverticulose descreve a presença destas bolsas. Diverticulite descreve a inflamação ou complicação destas bolsas.

Quais são os sintomas da doença diverticular?

Doença diverticular não-complicada geralmente cursa com sintomas inespecíficos tais como distensão abdominal, constipação alternada com diarreia, flatulência excessiva. Entretanto em algumas situações pode cursar com sangramento ou diverticulite. A doença diverticular é uma causa importante de sangramento colônico significativo.

Diverticulite é a infecção de um ou mais divertículos e pode causar um ou mais dos seguintes sintomas: dor abdominal (principalmente em quadrante inferior esquerdo), calafrios, febre e alteração do hábito intestinal. Sintomas mais intensos estão associados com complicações sérias tais como perfuração, abscesso ou fístula (conexão anormal entre o intestino e outros órgãos ou a pele).

O que causa a doença diverticular?

A causa da diverticulose não é precisamente conhecida, mas é mais comum em indivíduos que possuem uma dieta pobre em fibras. A dieta pobre em fibras ao longo dos anos provavelmenteIt ocasiona o aumento da pressão dentro do intestino grosso e resulta na formação dos divertículos.

Como é tratada a doença diverticular?

Aumentar o consumo de fibras na dieta (grãos, legumes, vegetais, frutas) – e restringir certos alimentos que podem diminuir a pressão dentro do intestino pode diminuir o risco de complicações relacionadas a doença diverticular.

Já a diverticulite exige um tratamento diferente. Casos leves podem ser manejados com antibióticos via oral e restrição dietética. Casos mais graves exigem hospitalização com antibióticos intravenosos e restrições dietéticas.

Quando a cirurgia é necessária?

A cirurgia é reservada para pacientes com episódios recorrentes de diverticulite, complicações ou ataques graves, ou quando não há resposta às medicações. A cirurga também pode ser indicada em indivíduos com um único episódio de diverticulite grave ou com sangramento importante.

O tratamento cirúrgico da diverticulite consiste na remoção do intestino doente, mas comumente o colon sigmoide ou cólon esquerdo. Frequentemente o colon é reconectado ou anastomosado novamente ao reto. A função normal do intestino ocorre geralmente em 3 dias.  Em cirurgias de emergência, pode ser necessária uma colostomia temporária. Paciente com sintomas devem procurar o médico para evitar complicações.

ESTAS ORIENTAÇÕES NÃO SUBSTITUEM A CONSULTA MÉDICA OU A CONVERSA COM O CIRURGIÃO.