Dra. Carolina Gonçalves | Remoção do Baço Laparoscópica
page,page-id-15757,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Remoção do Baço Laparoscópica

O QUE É O BAÇO?

Cirurgia de Remoção do Baço Laparoscópica
O baço é um órgão preenchido com sangue localizado no quadrante superior esquerdo do abdome. É um órgãos que armazena células sanguíneas e contém muitas células brancas especializadas chamadas macrófagos que agem como filtros do sangue. O baço é parte do sistema imune e também remove partículas velhas ou danificadas do sangue do sistema circulatório. O baço ajuda na identificação e  destruição de bactérias.

COMO EU SEI QUE O MEU BAÇO DEVE SER REMOVIDO?

Existem várias razões pelas quais o baço deve ser removido. As condições mais comuns são as seguintes: púrpura trombocitopênica idiopática (PTI), anemia hemolítica, ou condições hereditárias que afetam o formato das células sanguineas, condições conhecidas como esferocitose, anemia falciforme ou talassemia.   Pacientes com neoplasias (câncer) de células que combatem infecção, conhecidos como linfomas ou certos tipos de leucemias, também podem necessitar da retirada do baço. Quando o baço torna-se aumentado, em algumas situações ele remove muitas plaquetas do sangue, e necessita ser removido.

COMO ESTES PROBLEMAS SÃO ENCONTRADOS?

A avaliação habitualmente inclui um hemograma e biópsia da medula óssea. Exames de imagem tais como ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética também podem ser necessários para a visualização da anatomia do baço.

QUAIS AS VANTAGENS DA ESPLENECTOMIA LAPAROSCÓPICA?

Geralmente as vantagens são:

• Menor dor pós-operatória
  • Menor tempo hospitalar
  • Retorno mais rápido a alimentação sólida.
  • Retorno precoce às atividades habituais
  • Melhores resultados cosméticos

EU SOU CANDIDADO PARA A REMOÇÃO LAPAROSCÓPICA DO BAÇO?

A maioria dos pacientes podem ser submetidos à esplenectomia laparoscópica. Apesar da experiência do cirurgião ser o principal fator para o sucesso da cirurgia, o tamanho do baço é o determinante mais importante na decisão se o baço pode ser retirado pela via laparoscópica. Quando o tamanho do baço é muito grande, é difícil realizar a cirurgia pela via laparoscópica.  Algumas vezes, a embolização da artéria usando técnicas especias podem diminuir o tamanho do baço para permitir a técnica laparoscópica. Você deve obter uma avaliação cuidadosa por um cirurgião qualificado em remoção laparoscópica do baço juntamente com consultas com outros médicos para descobrir se esta técnica é adequada para você.

QUE TIPO DE PREPARO É NECESSÁRIO PARA A CIRURGIA?

• Preparo pré-operatório inclui exames de sangue, avaliação médica, raio X de tórax e eletrocardiograma, dependendo da idade  e das condições médicas pré-existentes.
  • Após seu cirurgião rever com você os riscos e benefícios da cirugia, você deverá assinar um consentimento informado.
  • Imunização com vacinas que ajudam a prevenir infecções bacterianas após a remoção do baço devem ser aplicadas duas semanas antes da cirurgia, se possível.
  • Transfusão de sangue ou produtos de sangue, tais como plaquetas, podem ser necessárias, dependendo da condição.
  • É recomendado que você tome banho na noite ou na manha que antecede a cirurgia.
  • Você não deverá alimentar-se ou tomar líquidos após a meia-noite antes da cirurgia. Algumas medicações podem ser ingeridas no dia da cirurgia com o mínimo de água, as medicações permitidas serão informadas pelo cirurgião ou o anestesista.
  • Medicamentos tais como aspirina, anticoagulantes, anti-inflamatórios ou vitamina E devem ser interrompidos pelo menos 1 semana antes da cirurgia.
  • Medicamentos anorexígenos (usados para emagrecimento) devem ser interrompidos pelo menos 3 semanas antes da cirurgia.
  • Pare de fumar pelo menos 4 semanas antes da cirurgia e organize-se para conseguir ajuda em casa.

COMO É FEITA A REMOÇÃO DO BAÇO LAPAROSCÓPICA?

A anestesia é geral. Uma cânulo é colocada dentro de seu abdome e dióxido de carbono é inserido para inflar o abdome com gás para criar um espaço para a operação. Um laparoscópio conectado a uma video-camera é colocado através de uma cânula, a qual projeta a imagem dos órgãos internos para um monitor de TV. Outras 4 o 5 cânulas são inseridas para permitir que seu cirurgião coloque instrumentos dentro de seu abdome para trabalhar e remover o seu baço. Após o baço ser desligado de todas as suas conexões a outros órgãos, ele é colocado em um saco especial. O recipiente é retirado por uma das incisões das cânulas, que é aumenta, ou através de uma incisão em seu abdome inferior, de cerca de 5 cm.

O QUE ACONTECE SE A CIRURGIA NÃO PODE SER COMPLETADA PELO MÉTODO LAPAROSCÓPICO?

Em um pequeno número de pacientes, o método laparoscópico não pode ser realizado. Vários fatores aumentam a possibilidade de conversão para o método aberto e incluem: obesidade, história de cirurgias prévias com cicatrização densa e muitas aderências, ou dificuldade de visulaizar órgãos ou sangramentos durante a operação.

A decisão de realizar o procedimento aberto é uma decisão realizada pelo cirurgão antes ou durante a operação.  Quando o cirurgião sene que é mais seguro realizar a conversão para o procedimento aberto, isto não é uma complicação, mas sim um julgamento cirúrgico do que é mais seguro para o paciente.

PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO

Após a cirurgia você receberá fluidos intravenosos em seu braço. Voce precisará de analgésicos para aliviar o desconforto causado pela operação. Assim que você iniciar a alimentar-se, urinar, e estar apto para caminhar e cuidar das necessidades básicas, você poderá ir para casa.

EM CASA

Tipicamente, uma vez em casa, você poderá realizar as seguintes atividades, mas cada situação é diferente e atividades “em casa” devem ser discutidas com seu cirurgião:

• Atividade: Você pode caminhar e subir escadas. Você pode tomar banho de chuveiro, porém não de banheira, por pelo menos uma semana após a cirurgia. You can walk and go up stairs.
  • Dirigir: Pergunte ao seu cirurgião. A maioria das pessoas volta a dirigir após 5 a 7 dias da cirurgia. Porém você não deve estar usando medicações para dor enquanto dirige.
  • Dieta: Dieta normal em casa, entretanto deve ser leve, evitando alimentos que habitualmente tem digestão difícil.
  • Hábito intestinal: É comum ficar constipado após a cirurgia, especialmente quando se está usando medicação para dor. É importante beber bastante água (2 litros ) e ingerir bastante fibra na dieta (frutas e verduras 4 a 6 vezes ao dia). Seu cirurgião pode aconselha-lo sobre métodos para ajudá-lo a melhorar a função intestinal após a cirurgia.

QUAIS COMPLICAÇÕES PODEM OCORRER?

Complicações após esplenectomia laparoscópica são bastante incomuns. Possíveis complicações incluem: pneumonia, sangramento interno ou infecção. O pâncreas também pode ficar inflamado (pancreatite). Hérnias nos locais das cânulas podem ocorrer alguns meses após a cirurgia.

Infecção pós esplenectomia. Ocorre porque o baço está ausente para combater certas infecções bacterianas. A vacina para prevenir estas infecções geralmente é dada antes de você retirar seu baço e é um dos métodos para ajudar o organismo a combater e prevenir infecções. É importante que você avise seu médico ou qualquer médico que substitua seu cirurgião que você não teve seu baço removido.

QUANDO LIGAR PARA O SEU MÉDICO?

Sempre contate seu médico nas seguintes situações:

• Febre persistente acima de 39 C
  • Edema abdominal crescente
  • Dor que não melhora com as medicações
  • náusea ou vômitos persistentes
  • calafrios
  • Tosse persistente ou falta de ar
  • Drenagem purulenta pelas incisões
  • Vermelhidão ao redor das incisões que está piorando ou aumentando
  • Caso você não esteja apto a beber líquidos ou alimentar-se