Dra. Carolina Gonçalves | Vesícula Biliar Laparoscópica
page,page-id-15687,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Vesícula Biliar Laparoscópica

A remoção da vesícula biliar é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados.
O nome deste procedimento é colecistectomia laparoscópica.

O QUE É A VESÍCULA BILIAR?

• A vesícula biliar é um órgão que situa-se abaixo do lado direito do fígado.
  • A principal função da vesícula biliar é coletar e concentrar a bile que é produzida pelo fígado. A bile é liberada pela vesícula biliar após a alimentação, ajudando na digestão principalmente de alimentos gordurosos. A bile viaja através de canais estreitos para chegar no intestino.
  • A remoção da vesícula biliar não está associada a qualquer problema digestivo na maioria das pessoas.

O QUE CAUSA PROBLEMAS NA VESÍCULA BILIAR?

• Problemas na vesícula biliar geralmente são causados por cálculos: massas endurecidas e pequenas consistindo primariamente de colesterol e sais biliares que se formam dentro da vesícula biliar ou em um dos ductos biliares.
  • Não se sabe exatamente a causa pela qual as pessoas formam cálculos biliares.
  • Não há meios para prevenir o aparecimento de cálculos biliares.
  • Estes cálculos podem bloquear o fluxo de bile a partir da vesícula biliar, causando seu edema, resultando em dor abdominal intensa, tipo cólica, vômitos, indigestão e,  ocasionalmente, febre.
  • Caso os cálculos obstruam o ducto biliar comum, pode ocorrer icterícea.
  • Caso os cálculos obstruam a via comum de eliminação das secreções biliares e pancreáticas para o intestino, pode ocasionar pancreatite.

COMO ENCONTRAR E TRATAR ESTES PROBLEMAS?

Ultrassom é o exame mais comum para encontrar cálculos na vesícula biliar.

• Os cálculos biliares não desaparecem sozinhos, portanto a presença dos cálculos associados a sintomas de dor são indicação de cirurgia para remoção da vesícula biliar.
  • Caso seja um achado incidental a presença de cálculos biliares (ecografia realizada para visualizar outra doença, tal como cálculo renal), na ausência de sintomas, você deve da mesma forma consultar um cirurgião, pois existem indicações para a retirada da vesícula biliar se houver a presença de cálculos, mesmo na ausência de sintomas.

QUAL A VANTAGEM DE REALIZAR ESTE PROCEDIMENTO PELA VIA LAPAROSCÓPICA?

• Ao invés de uma incisão de 15 a 20 cm (cirurgia convencional), a operação laparoscópica requer apenas 4 incisões de no máximo 1 cm.
  • Pacientes geralmente tem dor abdominal mínima.
  • Recuperação mais precoce.
  • Alta no mesmo dia ou no dia seguinte da cirurgia e retorno precoce às atividades habituais.

QUE TIPO DE PREPARO É NECESSÁRIO PARA A CIRURGIA?

As seguintes recomendações e exames são geralmente necessários, entretanto seu cirurgião orientará quais exames são os mais adequados para você:

• Preparo pré-operatório inclui exames de sangue, avaliação médica, raio X de tórax e eletrocardiograma, dependendo da idade  e das condições médicas pré-existentes.
  • Após seu cirurgião rever com você os riscos e benefícios da cirugia, você deverá assinar um consentimento informado.
  • É recomendado que você tome banho na noite ou na manha que antecede a cirurgia.
  • Você não deverá alimentar-se ou tomar líquidos após a meia-noite antes da cirurgia. Algumas medicações podem ser ingeridas no dia da cirurgia com o mínimo de água, as medicações permitidas serão informadas pelo cirurgião ou o anestesista.
  • Medicamentos tais como aspirina, anticoagulantes, anti-inflamatórios ou vitamina E devem ser interrompidos pelo menos 1 semana antes da cirurgia.
  • Medicamentos anorexígenos (usados para emagrecimento) devem ser interrompidos pelo menos 3 semanas antes da cirurgia.
  • Pare de fumar pelo menos 4 semanas antes da cirurgia e organize-se para conseguir ajuda em casa.

COMO A COLECISTECTOMIA LAPAROSCÓPICA É REALIZADA?

• Sob anestesia geral – o paciente permanece dormindo sob ventilação durante o procedimento.
  • Usando uma cânula, o cirurgião ganha acesso à cavidade abdominal na área do da cicatriz umbilical (umbigo).
  • Um laparoscópio conectado a uma câmera é inserido através da cânula, permitindo uma visão magnificada dos órgãos internos numa tela de TV.
  • Outras cânulas são inseridas, as quais permitem ao cirurgião separar delicadamente a vesícula biliar de suas conexões a outros órgãos e então removê-la, geralmente através da incisão da cicatriz umbilical.
  • Após a remoção da vesícula biliar, as pequenas incisões são fechadas com pontos externos ou internos.

O QUE ACONTECE SE A CIRURGIA NÃO PODE SER COMPLETADA PELO MÉTODO LAPAROSCÓPICO?

Em um pequeno número de pacientes, o método laparoscópico não pode ser realizado. Vários fatores aumentam a possibilidade de conversão para o método aberto e incluem: obesidade, história de cirurgias prévias com cicatrização densa e muitas aderências, ou dificuldade de visulaizar órgãos ou sangramentos durante a operação.

A decisão de realizar o procedimento aberto é uma decisão realizada pelo cirurgão antes ou durante a operação.  Quando o cirurgião sene que é mais seguro realizar a conversão para o procedimento aberto, isto não é uma complicação, mas sim um julgamento cirúrgico do que é mais seguro para o paciente.

O QUE ACONTECE APÓS A CIRURGIA?

• A Remoção da vesícula biliar é uma operação abdominal grande e, portanto, pode haver dor pós operatória em níveis variados. Náuse a vômitos não são incomuns.
  • Após a aceitação de líquidos e da dieta, pacientes podem sair do hospital no mesmo dia ou no dia seguinte após a colecistectomia laparoscópica.
  • A Atividade depende de como o paciente se sente. É imporatnte caminhar. Os curativos devem ser retirados apenas na consulta pos operatória ou de acordo com a orientação do seu médico.
  • Os Pacientes geralmente estão aptos a retornar às suas atividades habituais dentro de uma semana, incluindo dirigir, subir escadas,  carregar pesos leves e trabalhar.
  • Em geral, a recuperação deve ser progressiva após o paciente ir para casa.
  • O aparecimento de febre, olhos amarelados, drenagem a partir de qualquer uma das incisões ou náusea e vômitos persistentes podem ser indícios de complicações. Seu cirurgião deve, portanto ser contactado nestas circunstâncias.
  • Agende um retorno com seu cirurgião dentro de 10 dias após a operação.

QUAIS AS POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES?

Complicações da colecistectomia laparoscópica são infrequentes, mas incluem sangramento, infecção, pneumonia, coágulos sanguíneos ou problemas cardíacos. Lesão não intencional de estruturas adjacentes tais como o ducto biliar comum ou o intestino delgado pode ocorrer e pode haver necessidade de outro procedimento cirúrgico para a reparação. Fistula biliar (vazamento de bile para o abdome) também pode raramento ocorrer.

Vários estudos confirmam que os índices de complicação para a colecistectomia (retirada da vesícula) pela via laparoscópica é comparável aos índices de complicação para a retirada da vesícula pelo método aberto.

QUANDO LIGAR PARA O SEU MÉDICO?

Sempre contate seu médico nas seguintes situações:

• Febre persistente acima de 39 C
  • Edema abdominal crescente
  • Dor que não melhora com as medicações
  • náusea ou vômitos persistentes
  • calafrios
  • Tosse persistente ou falta de ar
  • Drenagem purulenta pelas incisões
  • Vermelhidão ao redor das incisões que está piorando ou aumentando
  • Caso você não esteja apto a beber líquidos ou alimentar-se