Dra. Carolina Gonçalves - Saúde Digestiva e Cirurgia

  (41) 3029-6868   Padre Anchieta, 2050 – Ed. Helbor Offices – cj 1512

HomeBlogSem categoriaCIRURGIA BARIÁTRICA: IMPORTÂNCIA DA DIETA E CUIDADOS NUTRICIONAIS NO PRÉ-OPERATÓRIO

CIRURGIA BARIÁTRICA: IMPORTÂNCIA DA DIETA E CUIDADOS NUTRICIONAIS NO PRÉ-OPERATÓRIO

O paciente a ser submetido a uma cirurgia bariátrica deverá passar por um plano alimentar de restrição calórica moderada, visando o emagrecimento antes da cirurgia. Neste período é importante que se interesse mais pela sua alimentação, melhore a sua disciplina alimentar, estimulando uma atitude alimentar adequada.

Na maioria dos casos, é bastante prudente iniciar com dieta hipocalórica e de baixa carga glicêmica (baixa em calorias e sem carboidratos refinados e açúcares) e hiperprotéica (rica em proteínas)para que haja uma perda de 10% do peso corporal antes do processo cirúrgico. Nesta linha de pensamento, Edholm et al (2011) descreveu em seu estudo em que uma dieta hipocalórica um mês antes da cirurgia reduz o tamanho do fígado, reduzindo a gordura intra-hepática (gordura do fígado) e visceral (presente no interior do abdômen), o que facilita o processo da cirurgia de Laparoscopia, que em geral diminui o tempo cirúrgico, reduzindo assim o risco de complicações no intra (durante) e no pós-operatório.

Cuidados de nutrição ideais envolvem um cronograma contínuo desde o pré-operatório até o período pós-operatório. A maior ênfase na preparação pré-operatória de cirurgia metabólica é otimizar o estado de saúde reduzindo assim risco de infecção, risco cardiovascular, risco tromboembólico, controle glicêmico, complicações e tempo de internação. Além disso, esta perda de peso está associada a uma maior perda de peso no primeiro ano após a cirurgia.

O paciente deve receber um plano alimentar individualizado, o qual deve apresentar um déficit de 500 a 1000 kcaL, o teor proteico contemple 1 g/kg de massa magra, tenha 25% de lipídios, 50 a 60% de carboidratos, preferencialmente complexos, 200 a 300mg de colesterol e 20 a 30g de fibras.

O paciente também deve receber orientações de reeducação alimentar, sendo orientado quanto a:

– Mastigação lenta;
– Fracionamento das refeições;
– Qualidade da alimentação, incluindo frutas e verduras;
– Introdução de adoçante, alimentos light e preparações de baixo valor calórico.

Referências: https://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/54534/cirurgia-bariatrica-dieta-no-pre-operatorio

http://www.sbcbm.org.br/wordpress/multidisciplinar-coesas/equipe-multidisciplinar/nutricao/