O que é prolapso retal?
Prolapso retal é uma condição na qual o reto perde suas estruturas de fixação naturais dentro da pelve, permitindo que ele saia através dos ânus. Apesar de ser extremamente desconfortável, raramente é uma emergência. Entretanto, pode prejudicar muito a qualidade de vida do paciente. Esta condição afeta geralmente mulheres acima dos 50 anos. Pode ocorrer também em pacientes jovens, e muitas vezes está associado a outras condições tais como distúrbios de evacuação, autismo, distúrbios do desenvolvimento, e problemas psiquiátricos. O tratamento definitivo do prolapso retal é cirúrgico.
Fonte: Sociedade Americana de Cirurgia Colorretal (ASCRS).
Sintomas
Os principais sintomas do prolapso retal é a protrusão de tecido mucoso do reto pelo ânus. As vezes pode ser confundido com hemorroidas, no início dos sintomas. A principal diferença é que o prolapso retal envolve a protrusão de todo a circunferência do reto, enquanto hemorroidas envolve apenas a camada mais interna do reto próxima ao canal anal. O prolapso retal se desenvolve gradativamente.
A = Prolapso Retal
B = Hemorroidas
Diagnóstico
Exame clínico, as vezes é necessário fazer força para que o reto se exteriorize durante o exame e o cirurgião possa diferenciar prolapso retal de hemorroidas. Caso o prolapso ocorra apenas na hora da evacuação, o paciente pode tirar fotos para demonstrar o prolapso ao médico.
Algumas vezes o diagnóstico do prolapso é mais difícil, e o médico pode solicitar exames adicionais para o diagnóstico e para planejar o tratamento.
Estes exames incluem:
Defecografia por raio X ou por Ressonância Magnética.
Manometria anorretal.
Trânsito colônico.
Colonoscopia
Tratamento
Prolapso retal não evolui para nenhuma doença maligna, mas o prolapso pode aumentar com o passar do tempo e causar vários sintomas indesejáveis. Existem vários métodos cirúrgicos para corrigir o prolapso retal, tanto por via perineal como por via abdominal. O tratamento ideal depende do tamanho do prolapso e da condição de saúde do paciente. As técnicas cirúrgicas por via abdominal oferecem melhores resultados a longo prazo. Cirurgias pelo acesso perineal geralmente são reservadas para pacientes com comorbidades graves.
Cirurgia pelo acesso Abdominal
Retopexia – pode ser realizada pela via convencional (por incisão abdominal), laparoscópica ou por cirurgia robótica.
A retopexia consiste na fixação do reto ao sacro (osso que compõe a parede óssea posterior da pelve).
Vamos conversar?
Estarei com a minha equipe prontos para lhe atender e ajudar na sua saúde digestiva.
O objetivo da cirurgia é manter o reto na posição apropriada dentro da pelve. Em geral este procedimento tem um resultado muito bom, e cerca de menos de 10% apresentam recidiva do prolapso. Em pacientes com história prolongada de constipação, pode ser indicada também uma remoção parcial do intestino grosso durante a operação de retopexia, para melhorar a função intestinal.
A cirurgia de retopexia sem ressecção intestinal pode ter como complicação constipação intestinal, que pode ser tratada com o uso de fibras, maior ingesta hídrica e uso de laxantes.