O índice de massa corporal (IMC) vem aumentando constantemente nas últimas décadas na maior parte do mundo, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. O IMC elevado está associado a um risco aumentado de 14 tipos de câncer. Estima-se até que ponto a redução do IMC alto poderia reduzir a incidência de câncer no Brasil, tanto em nível nacional quanto regional e estadual.
Foram calculadas as frações de incidência de câncer em 2012 atribuíveis ao IMC alto, bem como projeções para casos atribuíveis em 2025, usando dados de IMC de pesquisas nacionais representativas e riscos relativos publicados em meta-análises. As estimativas de incidência de câncer foram recuperadas do GLOBOCAN e do Instituto Nacional do Câncer.
Descobriu-se que 15.465 de todos os novos casos de câncer diagnosticados no Brasil em 2012 foram atribuíveis ao IMC elevado, com uma carga maior em mulheres do que em homens. Os locais de câncer que mais contribuíram para o número de casos atribuíveis foram mama, corpo do útero e cólon em mulheres e cólon, próstata e fígado nos homens. As maiores frações populacionais atribuíveis (PAFs) para todos os cânceres foram encontradas nos estados mais ricos do país, localizados no sul (1,5% homens/3,4% mulheres) e no sudeste (1,5% homens / 3,3% mulheres).
Estes resultados mostram que os casos de câncer atribuíveis ao alto IMC atingirão 29.490, o que será 4,6% de todos os cânceres no Brasil em 2025; a extensão será maior nas mulheres do que nos homens. Essa informação é uma importante ferramenta para apoiar políticas que busquem futuras estratégias de prevenção do câncer no Brasil.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.
Fonte: Cancer Epidemiology, volume 54, de junho de 2018
https://www.news.med.br/p/medical-journal/1323838/crescimento+dos+casos+de+cancer+atribuiveis+ao+alto+indice+de+massa+corporal+no+brasil.htm