Dra. Carolina Gonçalves - Saúde Digestiva e Cirurgia

  (41) 3029-6868   Padre Anchieta, 2050 – Ed. Helbor Offices – cj 1512

HomeBlogSem categoriaNa contramão: alguns tipos de câncer relacionados com o peso corporal estão em ascensão

Na contramão: alguns tipos de câncer relacionados com o peso corporal estão em ascensão

A incidência global de câncer tem diminuído nos desde a década de 90. No entanto, na contramão dessa tendência, alguns tipos de câncer relacionados com o peso corporal aumentaram todos os anos de 2005 a 2014, indicam novos dados dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

O sobrepeso e obesidade estão associados a pelo menos 13 tipos diferentes de câncer entre adultos norte-americanos, e os dados recém-divulgados e publicados on-line em 03 de outubro no Morbidity and Mortality Weekly Report, revelam as tendências desses 13 tipos de câncer.

Durante o período de 10 anos do estudo, a incidência de seis tipos de câncer aumentou significativamente todos os anos: câncer de tireoide (4,0% ao ano), câncer de fígado (2,9%), câncer de estômago (cárdia, 1,2%), câncer de endométrio (1,1%), câncer de pâncreas (0,8%) e câncer de rim (0,7%).

Por outro lado, a incidência de três tipos de câncer diminuiu significativamente a cada ano: meningioma (- 3,8%), câncer colorretal (- 2,9%) e câncer de ovário (- 2,0%).

A incidência dos quatro tipos câncer restantes permaneceu estável: adenocarcinoma de esôfago, câncer da vesícula biliar, mieloma múltiplo e câncer de mama após a menopausa.

“O relatório de hoje mostra que no caso de alguns tipos de câncer, estamos indo na direção errada”, disse a Dra. Anne Schuchat, médica e vice-diretora dos Centers for Disease Control and Prevention, durante uma entrevista coletiva por telefone.

Em geral, a incidência de câncer relacionado com o peso corporal diminuiu 2% entre 2005 e 2014, de acordo com os autores, liderados pela Dra. C. Brooke Steele, médica osteopata da Divisão de Prevenção e Controle do Câncer dos Centers for Disease Control and Prevention.

Somente quando o câncer colorretal foi retirado desses cálculos, houve um aumento de 7% dos tipos de câncer relacionados com sobrepeso ou obesidade durante esse período.

Os autores dos CDC explicaram por que eles incluíram e retiraram o câncer colorretal em suas análises de tendências para o período de 2005 a 2014.

“Como o rastreamento do câncer colorretal pode reduzir a incidência dele por meio da detecção de pólipos pré-cancerosos antes de malignizarem, analisamos as tendências com e sem o câncer colorretal” escreveram os pesquisadores.

Em geral, os índices de câncer não relacionado com obesidade diminuíram entre 2005 e 2014, observaram os autores do artigo.

A equipe do CDC também analisou a incidência somente em 2014. Os pesquisadores relatam que os tipos de câncer associados a excesso de peso e obesidade representaram 40% das neoplasias diagnosticadas nos EUA naquele ano. Cerca de dois em cada três casos desses tipos de câncer ocorreram entre adultos dos 50 aos 74 anos de idade.

“A maioria dos adultos norte-americanos tem peso acima do recomendado — e o sobrepeso ou a obesidade colocam as pessoas em situação de maior risco de ter vários tipos de câncer; portanto, estas descobertas são motivo de preocupação, disse a Dra. Brenda Fitzgerald, médica e diretora do Centers for Disease Control and Prevention, no comunicado à imprensa que acompanhou o novo relatório.

“Ao alcançar e manter um peso saudável todos podemos desempenhar algum papel na prevenção do câncer”.

A incidência dos tipos de câncer relacionados com o peso em 2014 também foi maior entre as mulheres do que entre os homens, bem como entre os adultos negros e brancos em comparação aos adultos de outras origens étnicas e/ou raciais.

No novo estudo, o sobrepeso foi definido como um índice de massa corporal (IMC) de 25 a 29,9 kg/m2; a obesidade foi definida como um IMC de 30 kg/m2 ou mais. O índice de massa corporal é obtido ao dividir o peso de uma pessoa (em quilogramas) pelo quadrado da sua altura (em metros).

Referência: https://portugues.medscape.com/verartigo/6501640
Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep. Publicado on-line em 3 de outubro de 2017. Texto na íntegra