Dra. Carolina Gonçalves - Saúde Digestiva e Cirurgia

  (41) 3029-6868   Padre Anchieta, 2050 – Ed. Helbor Offices – cj 1512

HomeBlogSem categoriaCÂNCER COLORRETAL

CÂNCER COLORRETAL

O QUE É CÂNCER COLORRETAL?



Câncer colorretal é um câncer que começa no cólon ou no reto, que são o intestino grosso. Câncer de cólon ou de reto são frequentemente agrupados juntos porque possuem muitas características em comum. O câncer começa quando as células do corpo começam a crescer fora de controle. Células em quase qualquer parte do corpo podem se tornar cancerosas, e podem se espalhar para outras partes do corpo.

FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER COLORRETAL:

Um fator de risco é qualquer coisa que afeta sua chance de adquirir uma doença, tal como o câncer (ou neoplasia). Neoplasias diferentes possuem fatores de risco diferentes. Alguns fatores de risco, tal como tabagismo, podem ser mudados. Outros, como a idade da pessoa ou a história familiar, não podem ser mudados.
Mas possuir um fator de risco ou mesmo muitos não significa que você irá desenvolver a doença, e algumas pessoas que possuem a doença não apresentam nenhum fator de risco conhecido. Pesquisadores descobriram vários fatores de risco que podem aumentar a chance de uma pessoa desenvolver o câncer colorretal ou pólipos no intestino.

COMO COMEÇA O CÂNCER COLORRETAL?

A maioria dos cânceres colorretais começa como um crescimento na camada mais interna da parede do intestino grosso, chamado pólipo. Alguns tipos de pólipos podem transforma-se em câncer com o passar dos anos. A chance de se transformar em câncer depende do tipo e do tamanho do pólipo. Os tipos mais comuns de pólipos são:
• Pólipos adenomatosos (adenomas) – estes pólipos algumas vezes transforma-se em câncer. Por isso adenomas são chamados de condições pré-malignas.
• Pólipos hiperplásicos e pólipos inflamatórios – estes pólipos são mais comuns, mas em geral não são condições pré-cancerosas.
Displasia, outra condição pré-cancerosa, é uma área no pólipo, ou no revestimento mucoso do cólon ou do reto, aonde as células estão anormais (mas não como células cancerosas verdadeiras)

SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER COLORRETAL:

O Câncer colorretal pode não causar sintomas no início, mas se isso ocorrer, um dos seguintes sintomas abaixo pode aparecer:
Mudança do hábito intestinal (diarréia, constipação, fezes em fita, que duram mais do que alguns dias)
• Sensação de necessidade de evacuar, porém quando assim o faz não tem alívio.
• Sangramento retal
• Sangue nas fezes
• Dor abdominal em cólica
• Fraqueza e fadiga
• Perda de peso não intencional

Neoplasias colorretais podem frequentemente sangrar para dentro do tubo digestivo. Enquanto algumas vezes o sangue pode ser visto nas fezes ou fazer as fezes ficarem mais escuras, frequentemente as fezes parecem normais. Mas ao longo do tempo, a perda de sangue pode causar anemia. Algumas vezes, o primeiro sinal do câncer colorretal é a presença de anemia no hemograma.

Clique aqui para saber mais sobre a especialidade