O que é tumor carcinoide?
Os tumores carcinoides são tumores neuroendócrinos raros, de crescimento lento, que podem surgir em vários locais do corpo, mas que predominam no trato digestivo (estômago, apêndice, intestino delgado, cólon, reto) ou nos pulmões.
Quais são as causas do tumor carcinoide?
A causa dos tumores carcinoides ainda não está totalmente esclarecida. Como em toda neoplasia, o tumor carcinoide ocorre quando uma célula desenvolve mutações em seu DNA e continua crescendo e se dividindo, enquanto as células saudáveis normalmente envelhecem e morrem.
Qual é o substrato fisiológico do tumor carcinoide?
Embora não se saiba ainda o que causa as mutações que podem levar a tumores carcinoides, os cientistas sabem que eles se desenvolvem a partir de células neuroendócrinas. Os tumores carcinoides são tumores cuja origem pode ser a partir de células cromafins encontradas nas criptas do intestino. Especificamente, o termo cromafin refere-se à capacidade de colorirem com sais de cromo, uma
característica comum das células contendo 5-hidroxitriptamina. Da mesma forma, as granulações dos tumores carcinoides têm uma alta afinidade por sais de prata, justificando o uso da nomenclatura de argentafinomas que antes havia sido usada para os tumores carcinoides.
As células neuroendócrinas, a partir das quais se formam os tumores carcinoides, são encontradas em vários órgãos do corpo e desempenham algumas funções das células nervosas ou algumas funções das células endócrinas produtoras de hormônios. Alguns dos hormônios que podem ser produzidos pelas células neuroendócrinas incluem: cortisol, histamina, insulina e serotonina.
Quais são as principais características clínicas do tumor carcinoide?
Como os tumores carcinoides crescem lentamente e não causam sintomas, uma pessoa pode ter o tumor por muitos anos sem nunca saber. Geralmente eles só são diagnosticados aos 55-65 anos de idade.
Em casos raros (menos de 10%), após a sua disseminação, o tumor carcinoide causa os sintomas da chamada síndrome carcinoide.
Os sintomas dependerão da localização do tumor. Nos tumores carcinoides dos pulmões aparecem: dor no peito; sibilos; falta de ar; diarreia; vermelhidão ou sensação de calor e rubor no rosto e pescoço; ganho de peso, principalmente ao redor da barriga e parte superior das costas; e manchas rosadas ou arroxeadas na pele. Tumores carcinoides no trato digestivo incluem: dor abdominal; diarreia; náusea; vômito; obstrução intestinal; sangramento retal; dor retal; e rubor no rosto e pescoço.
Como o médico diagnostica o tumor carcinoide?
Diagnosticar um pequeno tumor carcinoide que não está causando sintomas da síndrome carcinoide pode ser muito difícil. Esses tumores são encontrados ao fazer uma cirurgia ou em um exame para outra condição como, por exemplo, uma apendicectomia.
Os exames e procedimentos usados para diagnosticar tumores carcinoides incluem:
1. Exames de sangue, que podem detectar altos níveis de hormônios secretados pelo tumor ou subprodutos da decomposição deles
2. Exames de urina, para verificar a existência de níveis excessivos de produtos da decomposição dos hormônios produzidos.
3. Exames de imagem, incluindo tomografia computadorizada, ressonância magnética, tomografia de emissão de pósitrons (PET) e radiografias que podem ajudar na localização do tumor
4. Endoscopia digestiva alta, que pode ajudar o médico a examinar o interior do trato gastrointestinal
5. Broncoscopia, que pode ajudar no caso de tumores no pulmão
6. Colonoscopia, que pode ajudar a diagnosticar tumores retais
7. Remoção de tecido para testes de laboratório (biópsia), que pode ser coletado para confirmar o diagnóstico
Como o médico trata o tumor carcinoide?
O tratamento inclui cirurgia e medicamentos. Quando detectado precocemente, o tumor pode ser completamente removido e curado com cirurgia. Se já estiver avançado ou espalhado quando descoberto, a remoção completa não é mais possível. Se já estiver gerando uma síndrome carcinoide, o tratamento inclui drogas que bloqueiam as células cancerígenas e medicamentos que fornecem radiação diretamente para as células cancerígenas.
Se os tumores já se espalharam para o fígado, as opções de tratamento podem incluir remoção de parte do fígado, interrupção do suprimento de sangue para tumores hepáticos (embolização da artéria hepática), eliminação de células cancerígenas com calor ou frio e ablação por radiofrequência.
Como prevenir o tumor carcinoide?
Não há como impedir o crescimento de um tumor carcinoide, mas um fator de risco que a pessoa pode controlar é o tabaco. A pessoa pode diminuir o risco de tumor carcinoide ao não fumar. O tratamento desses tumores pode ajudar a prevenir os sintomas da síndrome carcinoide.
Quais são as complicações possíveis do tumor carcinoide?
As células dos tumores carcinoides podem secretar hormônios e outros produtos químicos, causando uma série de complicações, incluindo síndrome carcinoide, doença cardíaca carcinoide (espessamento do revestimento das câmaras cardíacas, válvulas e vasos sanguíneos) e síndrome de Cushing.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.
Referência: https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/1355168/tumor+carcinoide.htm