Quando uma hérnia ventral ocorre, geralmente aparece em locais submetidos a incisões prévias de cirurgias na parede abdominal. Nestas áreas, os músculos abdominais enfraqueceram; isto resulta num prolapso ou em uma fenda. O revestimento interno do abdome empurra através da área enfraquecida da parede e forma um saco com forma de balão. Isto pode permitir que uma alça intestinal ou outros conteúdos abdominais protruam através do saco.
Outros locais em que hérnias ventrais podem ocorrer incluem a cicatriz umbilical (umbigo) ou qualquer outra área da parede abdominal.
A hérnia não melhora com o tempo, nem desaparece.
O QUE CAUSA A HÉRNIA VENTRAL OU INCISIONAL?
Incisões na parede abdominal vão sempre ser uma área de potencial fraqueza. Hérnias podem se desenvolver nestes locais devido a esforço, levantamento de pesos, envelhecimento, lesões ou após infecções no local da cirurgia. Hérnias podem ocorrer imediatamente após a cirurgia ou podem ocorrer anos após a cirurgia.
Qualquer pessoa pode apresentar uma hérnia em qualquer idade. Hérnias são mais comuns na medida que envelhecemos. Certas condições aumentam a probabilidade do aparecimento de hérnias incluindo tosse persistente, constipação crônica, dificuldade para urinar (próstata aumentada) entre outras causas.
QUAL A VANTAGEM DE REALIZAR ESTE PROCEDIMENTO PELA VIA LAPAROSCÓPICA?
• Ao invés de uma incisão de 15 a 20 cm (cirurgia convencional), a operação laparoscópica requer apenas 4 incisões de no máximo 1 cm.
• Pacientes geralmente tem dor abdominal mínima.
• Recuperação mais precoce.
• Alta no mesmo dia ou no dia seguinte da cirurgia e retorno precoce às atividades habituais.