Dra. Carolina Gonçalves - Saúde Digestiva e Cirurgia

  (41) 3029-6868   Padre Anchieta, 2050 – Ed. Helbor Offices – cj 1512

HomeBlogSem categoriaHérnias Inguinal e incisional: O que são, como surgem e como tratar

Hérnias Inguinal e incisional: O que são, como surgem e como tratar

O que é uma hérnia

A hérnia ocorre quando as paredes internas dos músculos abdominais estão enfraquecidos, resultando numa fenda ou abaulamento. Da mesma forma que o tubo interno prolapsa através de um pneu danificado, o revestimento interno do abdome empurra através da área enfraquecida da parede e forma um saco com forma de balão. Isto pode permitir que uma alça intestinal ou outros conteúdos abdominais protruam através do saco. Caso o conteúdo abdominal fique preso dentro do saco, pode ficar retido ou encarcerado. Hérnias encarceradas podem levar a sérias consequências, incluindo a necrose ou morte do intestino que está preso na hérnia. Nestes casos, há necessidade de cirurgia de emergência. A hérnia pode causar dor importante e outros problemas potenciais que podem requerer cirurgia de emergência.
• Tanto homens como mulheres podem desenvolver hérnias.
• Você pode nascer com uma hérnia (congênita) ou desenvolver com o passar do tempo.

Hérnia ventral ou incisional

Quando uma hérnia ventral ocorre, geralmente aparece em locais submetidos a incisões prévias de cirurgias na parede abdominal. Nestas áreas, os músculos abdominais enfraqueceram; isto resulta num prolapso ou em uma fenda. Da mesma forma que o tubo interno prolapsa através de um pneu danificado, o revestimento interno do abdome empurra através da área enfraquecida da parede e forma um saco com forma de balão. Isto pode permitir que uma alça intestinal ou outros conteúdos abdominais protruam através do saco. Caso o conteúdo abdominal fique preso dentro do saco, pode ficar retido ou encarcerado. Hérnias encarceradas podem levar a sérias consequências, incluindo a necrose ou morte do intestino que está preso na hérnia. Nestes casos, há necessidade de cirurgia de emergência.
Outros locais em que hérnias ventrais podem ocorrer incluem a cicatriz umbilical (umbigo) ou qualquer outra área da parede abdominal.
A hérnia não melhora com o tempo, nem desaparece.

Hérnia Inguinal

As hérnias inguinais são hérnias que ocorrem na região da virilha e correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais. Este tipo de hérnia é 25 vezes mais comum em homens do que em mulheres. São divididas em diretas e indiretas (mais comuns).

Como eu sei se tenho uma hérnia?

• As áreas mais comuns para o aparecimento de hérnias são a região inguinal, a cicatriz umbilical e locais de cirurgias prévias.
• É fácil reconhecer uma hérnia. Você pode notar um abaulamento abaixo da pele. Você pode sentir dor quando levanta objetos, tosse, ou nos esforços para urinar ou evacuar.
• A dor pode ser aguda ou imediata ou prolongada que piora no final do dia.
• Dor grave, contínua, vermelhidão e sensibilidade são sinais de que a hérnia pode estar encarcerada ou estrangulada. Estes sintomas são causa de preocupação e você deve contatar seu médico imediatamente.

O que causa as hérnias?

A parede abdominal tem áreas de potencial fraqueza. Hérnias podem desenvolver-se nestas ou em outras áreas devido a esforço pesado na parede abdominal, envelhecimento, lesão, incisões antigas, ou fraquezas presentes no nascimento. Qualquer pessoa pode desenvolver hérnias em qualquer idade. A maioria das hérnias em crianças é congênita. Em adultos, uma fraqueza natural ou esforço for levantar pesos, tosse persistente, dificuldade com evacuação podem ser causas para abertura ou separação da parede abdominal.

Como o procedimento de retirada da hérnia é realizado?

A CIRURGIA é sempre o melhor procedimento e pode ser realizado de duas formas:
1. O método tradicional é realizado através de uma incisão na parede abdominal. Pode ser uma parte ou toda a incisão prévia. O cirurgião pode realizar a costura da parede novamente, entretanto, na maioria das vezes, é necessária a colocação de uma tela dentro ou sobre a parede abdominal para uma correção adequada. Esta técnica é realizada sob anestesia geral, anestesia peridural ou raquidiana, dependendo das condições da hérnia ou do paciente.
2. A segunda técnica é a laparoscópica. Neste acesso, o laparoscópio é inserido através de uma cânula.
O laparoscópio e uma câmera de TV permite que o cirurgião veja a hérnia por dentro. Outras incisões são necessárias para a colocação de outras cânulas pequenas pelas quais instrumentos serão inseridos para a correção da hérnia. A tela também é colocada através destas cânulas e fixada com instrumentos especiais à parede abdominal. Este procedimento é realizado sob anestesia geral.

Qual a vantagem de realizar este procedimento pela via laparoscópica?

O reparo laparoscópico de hérnias é uma técnica que corrige as fraquezas na parede abdominal usando pequenas incisões, telescópios e uma tela. As vantagens são o retorno mais rápido ao trabalho e às atividades habituais, com menos dor em alguns pacientes.

• Ao invés de uma incisão de 15 a 20 cm (cirurgia convencional), a operação laparoscópica requer apenas 4 incisões de no máximo 1 cm.
• Pacientes geralmente tem dor abdominal mínima.
• Recuperação mais precoce.
• Alta no mesmo dia ou no dia seguinte da cirurgia e retorno precoce às atividades habituais.

O que acontece se a cirurgia não pode ser realizada ou completada pelo método laparoscópico?

Em um pequeno número de pacientes, o método laparoscópico não pode ser realizado. Vários fatores aumentam a possibilidade de conversão para o método aberto e incluem: obesidade, história de cirurgias prévias com cicatrização densa e muitas aderências, ou dificuldade de visualizar órgãos ou sangramentos durante a operação.
A decisão de realizar o procedimento aberto é uma decisão realizada pelo cirurgião antes ou durante a operação. Quando o cirurgião sene que é mais seguro realizar a conversão para o procedimento aberto, isto não é uma complicação, mas sim um julgamento cirúrgico do que é mais seguro para o paciente.

Referência: http://dracarolinagoncalves.com.br/hernia-incisional-laparoscopica/
http://dracarolinagoncalves.com.br/hernia-inguinal-laparoscopica/