Dra. Carolina Gonçalves - Saúde Digestiva e Cirurgia

  (41) 3029-6868   Padre Anchieta, 2050 – Ed. Helbor Offices – cj 1512

HomeBlogSem categoriaTIPOS DE HÉRNIA ABDOMINAL E SINTOMAS

TIPOS DE HÉRNIA ABDOMINAL E SINTOMAS

• Hérnia inguinal: As hérnias inguinais são hérnias que ocorrem na região da virilha e correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais. Este tipo de hérnia é 25 vezes mais comum em homens do que em mulheres. São divididas em diretas e indiretas (mais comuns). O tratamento das hérnias inguinais é cirúrgico  e pode ser realizado pelo método minimamente invasivo ou laparoscópica. A grande vantagem da cirurgia laparoscópica é o tempo de recuperação mais rápido e o retorno precoce a todas as atividades, incluindo atividade física. Na cirurgia convencional é recomendado esperar de 4 a 8 semanas, enquanto na cirurgia laparoscópica é necessário esperar de 10 a 15 dias.

• Hérnia inguinoescrotal: Ocorre no saco escrotal, geralmente como consequência da expansão da hérnia inguinal, que invade a região dos testículos;

• Hérnia epigástrica: Esta hérnia ocorre quando uma fraqueza dos músculos abdominais permite que os tecidos prolapsem através do músculo. Este tipo de hérnia está habitualmente presente no momento do nascimento e pode cicatrizar sem tratamento à medida que a criança cresce e os músculos abdominais se fortalecem. A hérnia epigástrica é semelhante à hérnia umbilical mas esta ocorre na zona do umbigo e a hérnia epigástrica forma-se acima do umbigo. De um modo geral, são hérnias pequenas e, por isso, apenas o revestimento da cavidade abdominal (peritoneu) consegue passar. Nos casos mais graves, a hérnia permite a passagem de um órgão ou parte de um órgão da cavidade abdominal.
Este tipo de hérnia é mais comum no género masculino numa razão de 3 para 1 e a sua incidência é reduzida, afetando menos de 1% da população adulta.

• Hérnia umbilical: É mais comum em mulheres e ocorre no umbigo devido a algum defeito na cicatriz umbilical, podendo ser desencadeada principalmente por esforço excessivo, gravidez ou obesidade. O tratamento desse tipo de hérnia é cirúrgico pois há risco de estrangulamento

Hérnia femoral: Ocorre na raiz da coxa e é muito mais frequente nas mulheres. Trata-se de um tipo de hérnia mais raro e frequentemente confundido com a hérnia inguinal pela proximidade com a virilha. Apresenta mais complicações (estrangulamento) que as hérnias inguinais e o tratamento é cirúrgico

Hérnia incisional: Quando uma hérnia ventral ocorre, geralmente aparece em locais submetidos a incisões prévias de cirurgias na parede abdominal. Nestas áreas, os músculos abdominais enfraqueceram; isto resulta num prolapso ou em uma fenda. Da mesma forma que o tubo interno prolapsa através de um pneu danificado, o revestimento interno do abdome empurra através da área enfraquecida da parede e forma um saco com forma de balão. Isto pode permitir que uma alça intestinal ou outros conteúdos abdominais protruam através do saco. Caso o conteúdo abdominal fique preso dentro do saco, pode ficar retido ou encarcerado. Hérnias encarceradas podem levar a sérias consequências, incluindo a necrose ou morte do intestino que está preso na hérnia. Nestes casos, há necessidade de cirurgia de emergência.

Uma hérnia é o extravasamento através de uma fraqueza da parede abdominal de um órgão (geralmente uma parte do intestino) ou de um tecido gorduroso do interior do abdômen.
Se a hérnia ficar encarcerada ou estrangulada no orifício que permitiu a sua saída ela pode “estourar”, podendo causar infecção generalizada e morte.

Se você tiver uma hérnia irá notar uma protuberância bem localizada e amolecida na pele, que pode surgir na região abdominal, na virilha inguinal, no umbigo ou na raiz da coxa. Também poderá sentir uma dor aguda em queimação ou contínua, que tende a piorar no fim dia.

ESSE SINAIS E SINTOMAS DA HÉRNIA PODERÃO SE MANIFESTAR PRINCIPALMENTE NAS SEGUINTES SITUAÇÕES:

• Ao levantar objetos pesados;
• Tossir;
• Fazer esforço para urinar ou evacuar;
• Ficar em pé por muito tempo;

PROCURE IMEDIATAMENTE UM SERVIÇO DE URGÊNCIA SE APRESENTAR OS SEGUINTES SINTOMAS:

• Dor forte e contínua no local da hérnia;
• Aumento do tamanho da hérnia, que não diminui;
• Vermelhidão local;

Esses sinais podem indicar que a hérnia está estrangulada e pode “estourar”. Trata-se de uma situação muito grave que pode levar à morte e só pode ser resolvida com cirurgia.

Referências: https://medicoresponde.com.br/quais-sao-os-tipos-de-hernia/
https://www.saudecuf.pt/mais-saude/doencas-a-z/hernia-abdominal
http://dracarolinagoncalves.com.br/cirurgias/