Ninguém quer ser submetido a uma cirurgia, mas se você PRECISA, a cirurgia menos invasiva pode diminuir o tempo de recuperação com menor dor pós operatória.
Quais os benefícios da cirurgia minimamente invasiva?
Quando comparada à cirurgia tradicional, a cirurgia minimamente invasiva, pode potencialmente resultar em menor dor e recuperação mais tranquila. Dependendo do procedimento, pacientes podem sair do hospital no mesmo dia, ou em alguns dias, e retornar às atividades habituais mais rapidamente do que pacientes que se recuperam da cirurgia convencional.
O que acontece durante a cirurgia minimamente invasiva?
Durante o procedimento minimamente invasivo, o cirurgião faz várias pequenas incisões (frequentemente menores do que 1cm). É utilizada uma micro câmera (laparoscópio ou endoscópico) que é colocada através de uma das incisões e as imagens são projetadas em monitores na sala de cirurgia; assim os cirurgiões podem ter a imagem clara e magnificada da área cirúrgica. Instrumentos cirúrgicos especializados passam pelas pequenas incisões para a realização do procedimento.
Quais são os procedimentos minimamente invasivos mais comuns?
Sob circunstâncias adequadas, a cirurgia minimamente invasiva é a melhor escolha para os pacientes em um número grande de procedimentos incluindo:
– reparo de hérnias
– ressecção do intestino grosso
– apendicectomia
– procedimentos para refluxo
– remoção da vesícula biliar
– cirurgia bariátrica
O que os pacientes devem saber?
Os pacientes devem ser informados pelos seus cirurgiões sempre que precisarem de procedimentos cirúrgicos se a cirurgia minimamente invasiva é uma opção. A escolha da técnica deve ser discutida e a escolha esclarecida pelo cirurgião.