Dra. Carolina Gonçalves | APENDICECTOMIA (REMOÇÃO DO APÊNDICE CECAL) LAPAROSCÓPICA
single,single-post,postid-15950,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

APENDICECTOMIA (REMOÇÃO DO APÊNDICE CECAL) LAPAROSCÓPICA

O QUE É O APÊNDICE CECAL?

O apêndice produz uma proteína que destrói bactérias chamadas imunoglobulinas, que ajudam a combater infecções. Esta função, entretanto, não é essencial. Pessoas que se submetem a a retirada do apêndice não têm risco aumentado de infecção, uma vez que outros órgãos substituem o apêndice nesta função.

O QUE É APENDICECTOMIA LAPAROSCÓPICA?

Apendicite é um dos problemas cirúrgicos mais frequentes. Um em cada 2000 pessoas necessitam de apendicectomia durante a vida. O tratamento requer uma cirurgia para remover o apêndice infectado. Tradicionalmente, o apêndice é removido através de uma incisão na parede abdominal inferior.
Na maioria das apendicectomias laparoscópicas, os cirurgiões operam através de 3 incisões pequenas (cada uma com 0,5 a 1,2 cm) enquanto olham por uma imagem aumentada os órgãos internos num monitor de televisão.

COMO A APENDICECTOMIA LAPAROSCÓPICA É REALIZADA?

As palavras “laparoscópica” e “aberta” para apendicectomia, descrevem as técnicas que o cirurgião usa para ganhar acesso ao local da cirurgia.
A maioria das apendicectomias laparoscópicas começam da mesma maneira. Usando uma cânula, o cirurgião entra na cavidade abdominal. Um laparoscópio conectado a uma câmera é inserido através de uma cânula, dando ao cirurgião uma visão magnificada dos órgãos internos dos pacientes num monitor de TV. Outras 2 cânulas são inseridas para permitir que o cirurgião trabalhe dentro da cavidade abdominal para remover o apêndice.

Clique aqui para saber mais sobre o procedimento