Dra. Carolina Gonçalves | CIRURGIA DE COLECTOMIA LAPAROSCÓPICA
single,single-post,postid-15961,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

CIRURGIA DE COLECTOMIA LAPAROSCÓPICA

O QUE É COLECTOMIA

O  cólon (intestino grosso) é a última parte do seu sistema digestivo. Esta parte do intestino tem como principal função absorver água e armazenar as fezes antes destas serem eliminadas. O colon é formado por músculo liso e tem como revestimento uma camada mucosa formada por milhões de células e também pela microbiota específica chamada flora intestinal. O colon em um adulto tem de 1,2  1,8 metros. O reto é a última porção do cólon e possui cerca de 15 cm de comprimento. Colectomia é a cirurgia que remove parte do cólon, ou intestino grosso.

COLECTOMIA DIREITA:

Parte ou todo colon ascendente e ceco são removidos e o cólon é reconectado ao intestino delgado.

COLECTOMIA ESQUERDA:
Parte ou todo colon descendente é removido. O colon transverso é reconectado ao reto.

SIGMOIDECTOMIA:

Parte ou todo colon sigmoide é removido e o colon descendente é reconectado ao reto.

RESSECÇÃO ABDOMINO-PERINEAL DO RETO:

Parte ou todo cólon sigmoide e todo o reto e ânus são removidos. É feita uma colostomia. A colostomia cria uma abertura do intestino na parede abdominal.

EM QUE SITUAÇÕES É PRECISO REALIZAR COLECTOMIA?

Esta cirurgia é feita em doenças que causam sintomas tais como:
• Câncer
• Pólipos
• Obstruções
• Diverticulite recorrente
• Volvo
• Prolapso retal
Para a maioria dos pacientes a colectomia vai curar a doença ou reduzir os sintomas.

SINTOMAS DE ALARME

Sintomas de doença colorretal incluem: sangramento anal, dor abdominal, mudança do hábito intestinal (diarreia, constipação, mudança do calibre das fezes, etc.), perda de peso, cólicas, vômitos, febre, entre outros. Antes de submeter-se à cirurgia, seu cirurgião realizará exames: laboratoriais, colonoscopia, enema baritado, tomografias, etc) para definir a causa dos seus sintomas. Caso seja definido que você possui uma doença que necessita de cirurgia, a cirurgia laparoscópica colorretal será considerada.

CIRURGIA LAPAROSCÓPICA COLORRETAL

A cirurgia laparoscópica envolve o uso de vários trocateres (tubos finos) colocados através de 3 a 5 incisões pequenas (0,5 a 1,5 cm). É usado gás dióxido de carbono para inflar o abdome. Uma ótica fina é colocada através dos trocateres. Esta ótica permite ao cirurgião ver todo região intra-abdominal através de um monitor de TV. Instrumentos especializados são colocados através destes trocateres para realizar a cirurgia. Para a cirurgia do intestino grosso, uma das incisões pequenas é aumentada para remover o pedaço do intestino que deverá ser retirado. O procedimento é realizado sob anestesia geral.

Clique aqui para saber mais sobre o procedimento