Dra. Carolina Gonçalves | Como surge e a importância de diagnosticar precocemente o Câncer colorretal
single,single-post,postid-16012,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Como surge e a importância de diagnosticar precocemente o Câncer colorretal

Como começa o câncer colorretal?

A maioria dos cânceres colorretais começa como um crescimento na camada mais interna da parede do intestino grosso, chamado pólipo. Alguns tipos de pólipos podem transforma-se em câncer com o passar dos anos. A chance de se transformar em câncer depende do tipo e do tamanho do pólipo. Os tipos mais comuns de pólipos são:

•  Pólipos adenomatosos (adenomas) – estes pólipos algumas vezes transforma-se em câncer. Por isso adenomas são chamados de condições pré-malignas.
  • Pólipos hiperplásicos e pólipos inflamatórios – estes pólipos são mais comuns, mas em geral não são condições pré-cancerosas.

Displasia, outra condição pré-cancerosa, é uma área no pólipo, ou no revestimento mucoso do colon ou do reto, aonde as células estão anormais (mas não como células cancerosas verdadeiras)

Por que é importante detectar o câncer colorretal precocemente?

Rastreamento é o processo de procura do câncer colorretal ou de condições pré-câncer em pessoas que não têm sintomas da doença. Rastreamento regular pode sempre encontrar o câncer colorretal precocemente, quando este ainda é provavelmente curável.
A idade para início do rastreamento do câncer colorretal em toda a população é aos 50 anos. Caso você apresente história familiar de câncer de cólon, o rastreamento poderá ser iniciado antes desta idade.
Em muitas pessoas, o rastreamento pode prevenir o câncer colorretal por achar e remover pólipos antes que eles se transformem em câncer.

Quais os Testes usados para o rastreamento do Câncer Colorretal.

• Sangue oculto nas fezes e testes imunoquímicos fetais. Amostras de fezes são analisadas para verificar se há presença de sangue, que pode ser sinal de pólipos ou câncer.
• Testes de DNA fecal: amostras de fezes são analisadas para ver se há a presença de certas partículas de DNA (material genético) de células cancerosas ou pólipos
• Sigmoidoscopia: Um tubo flexivel é colocado no reto e no cólon sigmóide para verificar se há pólipos ou câncer.
• Colonoscopia: tubo flexível mais longo avalia todo o cólon, este é o melhor exame de rastreamento.
• Enema de duplo contraste: Raio x do cólon e do reto com contraste injetado pelo reto, que detecta alterações na mucosa do intestino.
• Colonografia por tomografia (colonoscopia virtual): tomografia do cólon e do reto.

Quando há história familiar, como proceder?
Se existe historia familiar de câncer colorretal em mais de 2 parentes de primeiro grau, e se um deles teve o câncer antes dos 50 anos, é possível que exista alguma herança genética para esta neoplasia e, portanto, você precisa procurar o seu médico clínico geral ou o coloproctologista, para a investigação ou através de testes genéticos, ou da colonoscopia mais precoce (as vezes é necessário iniciar aos 20 anos ou até mesmo aos 12 anos nas doenças hereditárias).

Caso tenha parentes de primeiro grau com história de câncer, o momento para iniciar o rastreamento é verificando a idade com que teve câncer o parente de primeiro grau, então você deverá fazer a colonoscopia 10 anos antes da idade com que o câncer apareceu. Por exemplo, um parente de primeiro grau teve câncer aos 40 anos, então você deverá fazer a colonoscopia aos 30 anos de idade.

Como é feito do diagnóstico?

O diagnóstico do câncer colorretal é através da colonoscopia, que pode identificar o local do tumor e também fazer biópsias para confirmar qual o tipo de tumor. Outros exames também podem ser utilizados em algumas situações, tais como o enema de duplo contraste ou a tomografia e a colonoscopia virtual.

Como é o tratamento?

O tratamento do câncer colorretal é cirúrgico. A cirurgia de câncer de cólon pode ser realizada por via minimamente invasiva, ou seja, por laparoscopia. Estudos já demonstram que os resultados do ponto de visto oncológico são os mesmos da cirurgia convencional, e são acrescidos todos os benefícios da técnica minimamente invasiva. Em algumas situações, no câncer de reto, é necessário a realização de radioterapia e quimioterapia antes de realizar a cirurgia.

A doença possui cura?

O câncer de cólon e reto pode ser curável se for tratado precocemente, quando o câncer ainda está nos estágios iniciais. Por isso a importância da detecção precoce destes tumores ou até mesmo da ressecção de pólipos antes mesmo destes se transformarem em cânceres.

Existe prevenção?

Sim, existe prevenção para o câncer colorretal. A iniciativa de modificação de todos os fatores de risco evitáveis, tais como: obesidade, sedentarismo, dieta rica em carnes vermelhas ou processadas, tabagismo e uso excessivo de álcool, pode diminuir os riscos de desenvolvimento deste câncer.
Perder peso através de uma dieta saudável e de atividade física regular é a melhor forma de prevenção de câncer e de uma série de outras doenças.