Dra. Carolina Gonçalves | OMS – Organização Mundial de Saúde Considerações para a Saúde Mental durante a epidemia COVID-19
16599
single,single-post,postid-16599,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

OMS – Organização Mundial de Saúde Considerações para a Saúde Mental durante a epidemia COVID-19

População Geral

1. COVID-19 tem afetado e provavelmente afetará pessoas de muitos países, em muitas áreas geográficas. Não associe esta doença a qualquer etnia ou nacionalidade. Seja empático para com aqueles que forem afetados em algum país ou de qualquer país; aqueles com a doença não fizeram nada errado.

2. Não se refira a pessoas com a doença como “CASOS COVID-19”, “VÍTIMAS”, “FAMÍLIAS COVID-19” ou “DOENTES”. Eles são “pessoas que tem o COVID-19”, “pessoas que estão se recuperando do COVID-19” e após a recuperação do COVID-19 as suas vidas continuarão com seu trabalho, família e entes queridos.

3. Evite assistir, ler ou escutar às notícias que possam promover ansiedade ou desconforto; procure informação apenas para tomar passos práticos para a sua proteção e a de seus queridos. Procure informação atualizada em períodos específicos apenas uma ou duas vezes ao dia. As notícias repentinas ou constantes sobre a epidemia podem causar preocupação em qualquer pessoa. Recolha informações em intervalos regulares do website da Organização Mundial de Saúde e de plataformas de autoridades de saúde locais para ajuda-los a distinguir fatos de rumores.

4. Proteja você mesmo e dê suporte aos outros. Ajudar aos outros em seus momentos de necessidade pode beneficiar àquele que recebe a ajuda assim como ao que auxilia.

5. Encontre oportunidades para amplificar as vozes de histórias positivas e imagens positivas de pessoas que já se recuperaram do COVID-19 ou alguém que ajudou algum parente ou ente querido durante a recuperação e está disposto a compartilhar sua experiência.

6. Honre os trabalhadores da saúde que estão apoiando e tratando as pessoas com infecção pelo COVID-19 em sua comunidade. Reconheçam seu papel salvando vidas e mantenha seus entes queridos em segurança.

Trabalhadores da área da saúde

1. Para os trabalhadores da área de saúde, sentir-se estressado é uma experiência que você e muitos de seus colegas estão passando no momento; na realidade, é normal sentir-se desta maneira na situação atual. Estresse e os sentimentos associados ao estresse não são de forma alguma um reflexo de que você não pode realizar o seu trabalho ou de que você é fraco. O manejo do estresse e do bem-estar psicossocial durante este período é tão importante quanto o manejo da sua saúde física.

2. Cuide de suas necessidades básicas e empregue estratégias de enfrentamento úteis – assegure-se períodos de descanso durante o trabalho ou entre turnos, alimente-se em quantidades suficientes e de alimentos saudáveis, faça atividade física e esteja em contato com seus familiares e amigos. Evite usar estratégias de enfrentamento inúteis tais como cigarro, álcool ou outras drogas. Em longo prazo, estas estratégias não saudáveis podem piorar seu bem-estar físico e mental. Este cenário é único e sem precedentes para muitos trabalhadores, particularmente se eles não estiveram envolvidos em respostas semelhantes. Mesmo assim, usar estratégias que você já usou no passado em outras situações para gerenciamento do estresse pode lhe beneficiar agora. As estratégias para enfrentar o estresse são as mesmas, mesmo que o cenário seja diferente.

3. Infelizmente, alguns trabalhadores podem ser evitados por familiares ou pela comunidade por estigma ou medo. Isto pode tornar uma situação já desafiadora ainda mais difícil. Se possível, fique conectado com seus entes queridos mesmo que seja por meio digital. Apele aos seus colegas, supervisores ou pessoas de confiança para seu suporte social – seus colegas podem estar passando por experiências parecidas com as suas.

4. Use maneiras compreensíveis para compartilhar mensagens com pessoas que tenham deficiências intelectuais, cognitivas ou psicossociais. Formas de comunicação que não se baseiem apenas em informação escrita devem ser utilizadas caso você seja um líder de equipe ou gerente na instituição de saúde.

5. Mantenha seus funcionários protegidos do estresse crônico e de saúde mental precária durante esta resposta significa que eles terão melhor capacidade de preencher seus papéis.

6. Garanta boa qualidade de comunicação e informações atualizadas e acuradas para todos os funcionários. Faça o rodízio de funções de altoestresse para baixo-estresse. Coloque funcionários inexperientes com colegas mais experientes. O sistema de trabalho entre amigos ajuda a fornecer suporte, monitorar o estresse e reforçar os procedimentos de segurança. Certifique-se de que quando necessário trabalhadores de saúde entrem na comunidade em pares. Inicie, encoraje e monitore intervalos de descanso durante o trabalho. Implemente escalas flexíveis para trabalhadores que forem diretamente impactados ou que tenham algum familiar impactado por eventos estressantes.

7. Caso você seja um líder de equipe na instituição de saúde, facilite o acesso e garanta que os funcionários estejam cientes do local onde eles possam buscar os serviços de suporte de saúde mental ou psicossocial. Supervisores e líderes de equipe também passam por estresse similar ao dos funcionários e podem ter potencialmente pressão adicional pelo nível de responsabilidade em suas funções. É importante que as provisões e estratégias acima citadas estejam disponíveis tanto para funcionários como para supervisores, diretores ou gerentes, e que estes estejam aptos a se comportar como padrão de conduta para estratégias de autocuidado para aliviar o estresse.

8. Orientem os respondentes, incluindo enfermeiros, motoristas de ambulância, voluntários, identificadores de caso, professores e líderes comunitários e trabalhadores em quarentena, sobre como fornecer apoio emocional e apoio prático às pessoas afetadas usando primeiros-socorros psicológicos.

Fiquem informados Encontre as últimas notícias da Organização mundial de saúde (OMS) sobre os locais em que o COVID-19 está se espalhando:
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situationreports/

Conselhos e direcionamentos da OMS sobre COVID-19
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019   

https://www.epi-win.com/

Tradução e adaptação de parte do texto publicado pela OMS por Prof. Carolina Gonçalves.

Para ver o texto completo acessar em inglês:
https://www.who.int/docs/defaultsource/coronaviruse/mental-health-considerations.pdf?sfvrsn=6d3578af_8

Sem comentários

Desculpe, os comentários foram fechados.