Dra. Carolina Gonçalves | Por que o câncer colorretal tem como alvo os jovens?
single,single-post,postid-16025,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Por que o câncer colorretal tem como alvo os jovens?

Um pai de 36 anos de idade, com dois filhos em diálise, uma mulher consciente de saúde de 25 anos com suspeita de doença inflamatória pélvica e uma mulher de 31 anos de idade com história de doença de Crohn. Todas essas pessoas compartilharam algo inesperado em comum: câncer colorretal (CRC).

Considerada há muito tempo uma doença de uma população em envelhecimento, CRC é agora alvo indivíduos menores de 50 anos, às vezes décadas antes da idade recomendada para passar pela primeira colonoscopia de rastreio.

Entre os indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos, a incidência e as taxas de mortalidade por CRC têm vindo a diminuir nos últimos anos, em grande parte devido a programas de rastreio e vigilância que promovem a colonoscopia e testes de DNA fecal nessa população.

Com base nos dados dos registros de Vigilância, Epidemiologia e Resultados Finais, as taxas de incidência de CRC nos EUA por 100.000 adultos jovens aumentaram 1,5% nos homens e 1,6% nas mulheres por ano entre 1992 e 2005. Voltando mais longe, de 1973 a 1999, a incidência de câncer de cólon e retal em adultos jovens aumentou em 17% e 75%, respectivamente. Atualmente, o número de novos casos de CRC em pacientes com menos de 50 anos é estimado em 13.000 por ano e está crescendo, disse Weber.

O acréscimo das tendências nas taxas de incidência é o fato de que a mortalidade em adultos jovens com CRC é alta, principalmente porque esses pacientes tendem a ser diagnosticados com doença em estágio tardio. Um estudo de um único centro de indivíduos com 50 anos ou mais jovens diagnosticados com CRC primário revelou que 86% eram sintomáticos no momento do diagnóstico.
Pacientes e médicos podem contribuir para o atraso no diagnóstico de câncer colorretal em pacientes jovens . Os pacientes jovens nem sempre compreendem os sinais e sintomas do CRC, o que pode atrasar a sua busca de atenção médica. Além disso, os médicos muitas vezes deixam passar sintomas de CRC em pacientes jovens. “O diagnóstico errado ocorre em cerca de 15% a 50% dos casos”.

Armados com estas estatísticas, os oradores do simpósio concordaram que os esforços para promover o aumento da investigação e sensibilização entre os pacientes e os médicos sobre as características únicas de início precoce CRC são fundamentais.

Por que o aumento do CRC entre os jovens?

Historicamente, os médicos associaram o CRC em adultos jovens com síndromes hereditárias, particularmente a síndrome de Lynch. Porém, sabe-se que 75% dos casos de CRC em pacientes jovens estão em pessoas que não têm história familiar da doença e não são membros da síndrome hereditária.

Além disso, a síndrome de Lynch é predominantemente caracterizada por tumores no lado direito do cólon. Contudo, as neoplasias não hereditários de início precoce compreendem em grande parte tumores no lado esquerdo do cólon e no reto.

Além de predisposição genética e histórico familiar, o CRC em pessoas mais jovens é mais comum em indivíduos com doença inflamatória intestinal e os de ascendência afro-americana. Mas, além desses conhecidos fatores de risco, os pesquisadores estão tentando entender outros fatores que podem estar causando o aumento acentuado na incidência de início precoce do CRC. Grandes aumentos nas taxas de incidência de obesidade e diabetes em adultos jovens durante as últimas três décadas são paralelos à incidência crescente de CRC nessa faixa etária.

Da mesma forma, os aumentos no consumo de bebidas açucaradas e as diminuições no consumo de leite contendo cálcio – também podem influenciar nas taxas de incidência de CRC e podem ser um fator contribuinte. Uma gestão mais eficaz da dieta, nutrição e obesidade em adultos jovens poderia levar não só a uma redução na incidência de diabetes, mas também de CRC.

Várias outras associações entre fatores alimentares e comportamentais e CRC foram observadas em adultos com mais de 50 anos, incluindo falta de exercício, consumo de carnes processadas e uso de álcool. Mas até agora, os dados sobre essas associações em pessoas mais jovens estão faltando.

A pesquisa atual está explorando associações potenciais entre CRC e variações da flora intestinal (microbiota intestinal), exposição às toxinas ambientais, e mudança no uso de antibióticos durante as últimas décadas.

Facilitar o diagnóstico no estágio mais precocemente possível

Considerando os desafios únicos associados ao CRC de início precoce em sua crescente incidência, deve-se trabalhar em conjunto para apoiar a pesquisa focada neste subtipo de doença emergente.

Dado que as pessoas procuram tarde, e dado que isso pode ser um desafio em termos de tratamento e sobrevivência a longo prazo“, a questão é:
como facilitamos o diagnóstico para câncer colorretal jovem adulto na primeira fase possível?

“É necessária atenção imediata”. “Sem o aumento da investigação e educação, CRC em adultos jovens vai se tornar um grande problema de saúde até o ano de 2030.”

Um dos desafios na identificação dos fatores de risco para o início do CRC é que a maioria dos registros populacionais não são atualmente projetados para coletar informações sobre fatores de risco.

Referência: http://www.medscape.com/viewarticle/857294#vp_3