Dra. Carolina Gonçalves | REDUZINDO O RISCO DE CÂNCER: HÁBITO DE VIDA SAUDÁVEL (E 3 CASTANHAS AO DIA)
single,single-post,postid-16164,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

REDUZINDO O RISCO DE CÂNCER: HÁBITO DE VIDA SAUDÁVEL (E 3 CASTANHAS AO DIA)

Roxanne Nelson, BSN, RN

Pacientes com câncer frequentemente perguntam o que eles podem fazer para ajudarem a si mesmos. Novos dados de um trabalho de longo tempo em pacientes com câncer colorretal inicial confirmam que seguir uma dieta saudável e atividade física regular podem diminuir o risco de óbito por câncer. Outra pesquisa adicionou um dado: também ajuda comer três castanhas ao dia. A nova descoberta veio de questionários respondidos por pacientes com câncer colorretal estádio III durante e após a quimioterapia adjuvante. O autor (Eric Van Blarigan, Universidade da Calidórnia, São Francisco) descobriu que pacientes que apresentavam peso corporal saudável, estavam realizando atividade física regular; que comiam vegetais, frutas e grãos e baixa quantidade de álcool e carnes vermelhas, possuíam maior sobrevida livre de doença e maior sobrevida que pacientes que não tinham estes hábitos. Seguir um modo de vida saudável diminui o risco de morte em 42%.

O estudo tem algumas limitações, pois os achados dependem da avaliação do próprio paciente sobre seu comportamento.

Três castanham diminuiem a mortalidade e a recorrência

Em um estudo relacionado que usou os mesmos pacientes, pesquisadores descobriram que o consumo de 3 castanhas também está associado a menor risco de recorrência de câncer de cólon e melhora na sobrevida.

Dentre os 826 pacientes incluídos na análise, os resultados mostraram que aqueles que consumiram 60 gramas ou mais castanhas por semana tiverem 42% menos risco de recorrência da doença e diminuição em 57% da mortalidade comparado com aqueles que não comiam castanhas.

Uma análise secundária confirmou que o benefício de consumo de castanhas estava limitado a um consumo de 3 por dia, e dentre as castanhas não existe benefício com consumo de amendoim ou manteiga de amendoim. O mecanismo biológico ainda não é conhecido, mas provavelmente está relacionado ao efeito das castanhas na resistência à insulina. Estes dados contribuem para as evidências de que o modo de vida e dieta saudáveis podem ser fatores protetores contra o câncer de intestino. Entretanto, o hábito de vida saudável não substitui a necessidade de tratamentos adjuvantes, tal como a quimioterapia, quando há indicação.

American Society of Clinical Oncology Annual Meeting. Abstracts 10006 and 3517, to be presented June 2 and June 3, 2017, respectively.
Follow Medscape Oncology on Twitter: @MedscapeOnc